sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Vazantee!

Éh...cheguei em casa..ta tudo bem! hoje to meio sei la...sem rumo..
Li mais uma parte do livro, ah ta ficando cada vez mais emocionante..
Um pouco de Vazantee!

 Nasceu de uma visão da imagem de Nossa Senhora, em uma de suas grutas por um casal de viajantes, vindo em seguida uma capela e em torno dela um casario. Primitivamente nosso primeiro nome foi Lapa, cujo território era constituído de Fazenda Vazante (durante os períodos das chuvas os rios da região transbordavam provocando as cheias, também chamadas vazantes dos rios). Com o desenvolvimento do povoado em torno da capela, pleiteou-se a criação do distrito de Vazante, pertencente ao município de Paracatu, fato que se concretizou em 1938. Em 12 de dezembro de 1953, Vazante é emancipada, tornando-se município.
A descoberta do minério de zinco ocorreu em 1933, através de pesquisas realizadas pelo engenheiro chileno Ângelo Custódio Solis. Esta descoberta foi confirmada anos depois pelo geólogo Alberto Vellasco da Companhia Níquel Tocantins do Grupo Votorantim. Nascia então a grande exploração de zinco que culminou com a primeira viagem de minério para a fábrica de Três Marias da Companhia Mineira de Metais em 1969.
Hoje Vazante é considerada a Capital do Zinco e caracteriza-se por grandes reservas deste minério. Topograficamente formada pelos chapadões da vertente ocidental do Rio São Francisco e pelas serranias que dividem as águas desta bacia com as do Rio Paranaíba.

Enfim..amo essa cidade, aki encontro a paz, amigos, familia, descanso, e o meu passado neh!
Fique a vontade em conhecer, alias a melhor festa que temos é no feriado do dia 1 de maio e a festa do carro de boi muito conhecida regionalmente também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário